Uma tentativa de fuga na Casa de Custódia de Teresina foi abortada no início da tarde desta quinta-feira (7). Dessa vez dez presos foram flagrados saindo por um buraco na laje de uma das celas do pavilhão E.
De acordo com o gerente adjunto da Custódia, Reginaldo Ribeiro, os presos foram impedidos de fugir pelos policiais militares do Grupo de Intervenção Prisional, agentes penitenciários e pela guarda militar do presídio.
Equipe das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e a Força Tática da PM também deram apoio na parte externa da Custódia. Os presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados em outro pavilhão. Uma vistoria estrutural e conferência foram realizadas, após o ocorrido, e o buraco foi tampado.
De acordo com Vilobaldo Carvalho, assessor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o motivo de tantas tentativas de fuga é porque o presídio sofre com a superlotação. "Atualmente a Casa de Custódia tem 336 vagas e está com 1.036 presos, ou seja, 700 a mais que a sua capacidade, basicamente o triplo", disse.
Essa foi a terceira tentativa de fuga em menos de uma semana no Sistema Prisional do Piauí, já que ocorreram outras duas na Penitenciária Irmão Guido, na BR-316 na Zona Sul de Teresina.
No início da semana, em reunião com as diretorias de Inteligência e Proteção Externa e de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, o secretário Daniel Oliveira determinou o reforço da segurança no sistema durante o feriado e nos próximos dias.
"Estamos agindo preventivamente, de modo a evitar que os presos causem distúrbios. A ação rápida da equipe da Custódia, dentro de nosso planejamento de segurança, foi fundamental para impedir a tentativa de fuga", falou.