Seja bem vindo ao nosso site Betânia FM Aqui o Sucesso é Você!

Brasil

Piauí é terceiro maior gerador de energia eólica do Brasil; 60 parques em operação

Publicada em 28/11/19 às 10:57hPor: Hélio José Cavalcante/Betânia FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Piauí é terceiro maior gerador de energia eólica do Brasil; 60 parques em operação

O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, com 60 parques eólicos em operação, o estado aparece na terceira colocação na produção de energia, com 676,5 Megawatts (MW) médios, considerando a energia entregue no período de janeiro a agosto de 2019. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

 

 

O Piauí é a nova fronteira para mercado de geração de energia, com destaque para as energias renováveis. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), o estado produziu 5,552 Gigawatt/hora (GWh) de energia elétrica no ano de 2017, enquanto consumiu apenas 3,481 GWh no mesmo ano. Assim, o estado apresenta grande potencial de geração de energias solar e eólica e já possui em sua matriz energética grandes empreendimentos em operação, sendo as fontes renováveis predominantes, em relação às não renováveis.

 

 

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), dados consolidados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que a geração de energia eólica em operação comercial no País cresceu 14,7%. Especificamente no mês de agosto, as usinas eólicas registraram o recorde de geração da fonte, alcançando 8.610 MW médios, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Uma explicação para o aumento é a ampliação do número de empreendimentos ativos pelo país.

 

 

Quando a análise foca na geração por estado, a Bahia é o maior produtor de energia eólica no País, considerando a energia entregue no período de janeiro a agosto de 2019. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), apontam que o Piauí bateu o recorde histórico na geração de energia eólica em setembro de 2019, com a produção de 1.159 MW.

 





Quando se fala em capacidade instalada para a produção de energia a partir da força dos ventos, os dados consolidados da CCEE apontam o Piauí com 1.638,1 MW, ocupando a quinta colocação no cenário nacional. Ressalta-se que o número diverge do valor apresentado anteriormente (1619,20 MW – ANEEL), podendo esta pequena diferença estar relacionada a diferentes momentos de medição, a unidades geradoras em teste ou com comercialização suspensas, dentre outros.

 

 

Parques Eólicos

 

 

O Piauí conta com 60 empreendimentos eólicos em operação, nove em construção e 19 para serem construídos, todos outorgados pela Aneel. O setor de energias renováveis é o mais dinâmico da economia do Piauí, no qual estão sendo investidos cerca de R$ 25 bilhões e a perspectiva é que o avanço seja ainda maior nos próximos anos.

 

 

Atualmente, o maior parque eólico em construção na América do Sul está localizado no Piauí, nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. De acordo com dados levantados junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), o Piauí possui cerca de 2516 MW de potência em empreendimentos de energia eólica que se encontram em fase inicial de licenciamento ambiental.







Fonte: Com informações da Ascom


 










Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM

Copyright (c) 2024 - Betânia FM - Todos os direitos reservados
Betânia FM - Aqui o Sucesso é Você