Seja bem vindo ao nosso site Betânia FM Aqui o Sucesso é Você!

Brasil

Esperança: cientistas descobrem anticorpo capaz de neutralizar o coronavírus

O estudo é liderado por cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed

Publicada em 05/05/20 às 19:06hPor: Hélio José Cavalcante/Betânia FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Esperança: cientistas descobrem anticorpo capaz de neutralizar o coronavírus

Alguns pesquisadores da Holanda, divulgaram um estudo em que dizem ter descoberto um anticorpo que impede o novo coronavírus de infectar as células. O estudo, divulgado na revista científica Nature Communications, foi publicado nesta segunda-feira (4) e é o primeiro passo para o desenvolvimento de um tratamento no combate a pandemia de coronavírus. 


O estudo é liderado por cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed.


             


 

Conforme a pesquisa diz, os pesquisadores encontraram um anticorpo que pode neutralizar a infecção de células. 

 

“Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa.

 

Berend-Jan diz que sua equipe observou que o anticorpo se liga em um domínio conservado no SARS-CoV e no SARS-CoV-2, causadores da Covid-19. Com isso, o anticorpo consegue neutralizar os dois vírus. 

 

“Esse recurso de neutralização cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que ele pode ter potencial na mitigação de doenças causadas por coronavírus relacionados que possam surgir futuramente”, explicou Bosch. 

 

O professor da Academia de Biologia Celular do Erasmus Medical Center, Frank Grosveld, que é coautor da pesquisa, esclareceu que primeiramente os anticorpos são desenvolvidos em outras espécies. 

 

Só após esse passo da pesquisa eles podem passar por processo e se tornar eficaz em seres humanos. Mas neste trabalho o anticorpo usado é totalmente humano, o que acelera o tempo para o resultado final. “Isso permite que o desenvolvimento prossiga mais rapidamente e reduz o potencial de efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico”, diz. 

 

Mas os cientistas ressaltam que ainda há trabalho pela frente até a confirmação de que esse anticorpo é capaz de proteger os seres humanos. Entretanto, não deixam de se mostrar otimistas.

 

“Esta é uma pesquisa inovadora”, disse Jingsong Wang, fundador, presidente e CEO da HBM. “É necessário muito mais trabalho para avaliar se esse anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da doença em humanos. Esperamos avançar no desenvolvimento do anticorpo com parceiros”, finalizou. 

 

Fonte: Redação Jornal de Brasília










No Ar
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM
Anuncio do site Betânia FM

Copyright (c) 2024 - Betânia FM - Todos os direitos reservados
Betânia FM - Aqui o Sucesso é Você