Após 16 dias, os agentes penitenciários do Piauí resolvem suspender a greve. O movimento, que gerou conflitos entre a categoria e a Secretaria de Justiça, acabou sendo resolvido em audiência judicial no Tribunal de Justiça, onde o Governo se comprometeu a abrir um canal de negociação com os agentes.
Segundo o diretor do Sinpoljuspi Jefferson Dias, a greve foi apenas suspensa, e não terminada. "Se o governo não cumprir com sua parte do acordo, nós podemos voltar a grevar", declarou. A negociação ocorreu por intermédio do desembargador Edvaldo Moura.
De acordo com Jefferson Dias, o governo se comprometeu em atender a parte das reivindicações dos agentes referente a equipamentos de proteção individual, como coletes, armas e viaturas novas para os presídios. Além disso, o Governo ainda divulgou o resultado de um concurso, e divulgou lista com os nomes de 75 aprovados dos 315 candidatos que foram aprovados no concurso.
O governo se comprometeu a cumprir estas reivindicações de forma imediata. Ainda segundo Jefferson, Os agentes aceitaram deixar a discussão sobre o aumento salarial da categoria para "mais tarde".