A Prefeitura de Colônia do Piauí, 338 km ao Sul de Teresina, decretou situação de emergência no município após uma semana de um incêndio que atingiu mais de dez propriedades rurais. O secretário de agricultura Demilson Gomes informou ao G1, nesta sexta-feira (27), que as queimadas destruíram plantações e pastos, deixando várias famílias sem recursos. O decreto tem duração de 90 dias, prorrogável por igual período.
"O fogo tem causado prejuízo, pois tem atingido roças e causado a morte de animais e perda de plantações, que são fonte de subsistência de muitas famílias. Além disso, um dos maiores focos foi próximo à cidade e gerou muita fumaça, prejudicando a saúde dos habitantes", informou Demilson Gomes.
De acordo com o secretário, a população está apreensiva com a situação. "Temos medo de novos focos de incêndio. Com o tempo muito seco, isso existe. Nunca tinha acontecido isso antes aqui e não temos Corpo de Bombeiros aqui na cidade", explicou Gomes.
O secretário afirma que a própria população tem se organizado para tentar conter os incêndios e que a prefeitura vai começar um trabalho de prevenção de queimadas. "Na última terça-feira (24), recebemos visita do Corpo de Bombeiros, que fez uma avaliação e deu orientações de como combater o fogo", disse Gomes.