Neste final de semana, aconteceu a Cúpula Internacional de Jovens Empreendedores Rurais em Camarões, país situado na região Central da África. O evento contou com a participação de dois piauienses, presentes juntamente com a comitiva brasileira, a presidente da Ascobetânia (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Piauí), Francisca Neri Bida; e o técnico do PVSA (Projeto Viva o Semiárido), Luiz Nogueira.
O vice-presidente do departamento de estratégias e conhecimentos do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), Paul Winters, também esteve presente.
Durante sua apresentação, no estande do Projeto Viva o Semiárido, a agricultora beneficiária do projeto e presidente da Ascobetânia, Francisca Neri, falou sobre sua experiência exitosa na cadeia produtiva da ovinocultura e sobre a organização e ampliação da associação e o crescimento da economia do município e região com o apoio do Projeto. “Este resultado é a realização de um sonho, pois através do Projeto minha vida se transformou, bem como beneficiou 133 famílias, proporcionando um maior potencial de vendas, melhoria no transporte com a aquisição de um caminhão, distribuição de 160 animais em boutiques e supermercados da capital, 95 centros de manejo, um cilo e o reflorestamento, muito importantes para a preservação da natureza”, disse Francisca Neri.
A jovem presidente da Ascobetânia ressaltou que em 4 anos, foram investidos R$ 8 milhões, diretamente para as famílias e destacou que tem orgulho de poder repassar as ações e experiências, que merecem ser contadas para o mundo como exemplo de sucesso, resultado de um trabalho que inclui boas parcerias.
Francisco das Chagas Ribeiro, diretor da DIP ( diretoria de Inclusão Produtiva) destaca que a participação dos dois jovens piauienses na Cúpula Internacional da Juventude, em Camarões, na África, tem muita importância para os trabalhos que eles desenvolvem no Piauí relacionados com o PVSA. “Certamente esta experiência vai contribuir para o trabalho de coordenação que o jovem Luiz Nogueira desenvolve na URGP (Unidade regional do PVSA) do Vale do Sâmbito e incentivar os jovens que a liderança feminina, Francisca Neri desenvolve na Ascobetânia.
“Ela teve a oportunidade de falar sobre a ovinocultura, detalhes da organização do trabalho, de como conservar as pastagens, como guardá-las do período que chove para o período seco, enumerou o que foi feito na área da Coovita ( Cooperativa do Vale do Itaim) onde também faz parte, que garantiu ter animais com mesmo padrão, com mesmo o peso e teor de gordura nos dois períodos tanto no período que chove quanto no seco mantendo assim a qualidade”. O diretor avalia que esta participação Internacional vai fortalecer ainda mais o trabalho que Francisca desenvolve como presidente da Associação.
O evento é uma realização do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER) e Ministério da Pecuária Pescas e Industrias Animais (MINEPIA) de Camarões, FIDA, Sistemas de Nações Unidas, e Corporação Procasur.
ViAgora