Está chegando o censo 2020, a maior pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo é realizado há cada 10 anos e leva em conta padrões internacionais que configuram a credibilidade dos números levantados. Para isso, somente no Estado do Piauí, será realizada a contratação de 3 mil servidores temporários para a coleta de dados.
Os preparativos para a coleta de dados está avançada por aqui. É o que explica Leonardo Santana Passos, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí. “Temos esse planejamento desde 2016, então estamos na reta final. A partir de fevereiro vamos divulgar o edital de contratação de pessoas para trabalhar no censo”, revela.
As 3 mil vagas incluem recenseadores e supervisores do censo. “É um número expressivo pois há toda uma logística para o trabalho. As inscrições devem acontecer em março, prova em maio e contratação logo em seguida, em junho. Serão contratos temporários”, acrescenta.
Leonardo Santana Passos. Crédito: Raíssa Morais.
Piauí tem mais de 900 mil domicílios
Os aprovados no concurso vão visitar mais de 900 mil domicílios no Piauí. “O censo tem essa particularidade: visitamos todo mundo! No Brasil são mais de 71 milhões. É uma operação complexa realizada de agosto a outubro, são três meses de coleta. As primeiras divulgações ocorrem em dezembro deste ano, que é a quantidade populacional por município. Mas teremos um calendário de divulgações”, ressalta Leonardo Santana Passos.
São mais de 50 estudos desenvolvidos pelo IBGE. “O censo é realizado há cada 10 anos, a partir de uma padronização internacional. Num período entre censos temos várias pesquisas que acompanham a sociedade através de amostras. No IBGE falamos de saúde, economia, maternidade, safra agrícola, serviços. Nossa missão institucional é retratar o Estado”, finaliza.
Fonte: Meio Norte