A Coordenadoria Estadual da Juventude e Secretaria Nacional da Juventude lançaram na manhã dessa segunda-feira (24), na quadra poliesportiva do colégio Liceu Piauiense, o programa "Identidade Jovem", que garante vários benefícios para jovens de baixa renda. A estimativa é que mais de 500 mil jovens do Estado sejam beneficiados, além dos 16 milhões em todo o Brasil.
O objetivo é dar igualdade aos jovens de baixa renda que se enquadram no Estatuto da Juventude, de 15 a 29 anos, garantindo meia-entrada em eventos culturais, esportivos, artísticos, cinema, teatro, entre outros. Além da gratuidade da carteira de estudante de todas as entidades que emitem o documento.
A gratuidade também se estende para qualquer linha de ônibus interestadual, fazendo com que seja destinada duas vagas em todos os ônibus que fazem viagem para qualquer viagem para o Brasil. "Para cada viagem, o jovem de baixa renda sempre terá duas vagas nos ônibus, além de mais duas passagens com descontos de 50%. Isso abre novos parâmetros para os jovens que precisam tratar de doenças crônicas em outros estados, fazer vestibular, participar de concursos, visitar famílias, que garantem sustento. Esses jovens têm a oportunidade de voltar paras os seus estados para visitar seus parentes, não importa o lugar", garante Marcos Correia, gestor do programa Identidade Jovem no Piauí.
Ele fala que o programa é muito simples e com um leque de benefícios que visa estabelecer novos parâmetros para os jovens. Marcos correia diz que esses benefícios estão previstos em lei desde 2013. "Agora é só usufruir, pois a legislação anterior dava esse benefício apenas para estudantes, mas agora dá ao jovem independente de ser estudante ou não", afirma.
Participaram do lançamento o governador Wellington Dias (PT), o secretário Nacional da Juventude, Assis Filho e o coordenador Estadual da Juventude, Vicente Gomes, que espera que o programa renda bons frutos à sociedade. "Para nós é uma alegria receber esse programa, que é uma luta histórica dos jovens pelo Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Não só os estudantes, mas também os jovens trabalhadores terão acesso a bens culturais e esportivos. Além da inovação das passagens estaduais", avalia.