Segue até o dia 31 de maio, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos, o que corresponde a cerca de 90% do rebanho no país. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), a expectativa é vacinar 1 milhão e 600 mil no Estado.
"Estamos há 20 anos sem focos da doença no Estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina", disse Idílio Mourão, gerente de Defesa Animal que reforça a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação de seus animais nos escritórios da Adapi, até o dia 15 de junho.
Idílio Mourão ressalta que, desde a fundação da Adapi em 2006, foram vários os avanços na sanidade animal piauiense, como a mudança do status estadual de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação, a abertura para o mercado exportador e, inclusive, a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A Adapi orienta ainda aos criadores que durante a campanha vacinem bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.