Prefeitos dos municípios situados no Território Vale do Rio Itaim participaram de uma reunião na noite desta quarta-feira, 14, na cidade de Caridade do Piauí, para criar uma nova entidade municipalista no Estado. O objetivo, segundo os gestores municipais, é unir forças para enfrentar os principais problemas que afligem os municípios em meio à crise política e econômica. Eles apostam na organização para a implementação dos serviços públicos, busca por recursos nos governos estadual e federal, e o fortalecimento das relações políticas.
A entidade foi denominada de Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e será composta pelos 16 municípios do Território, Caridade do Piauí, Massapê do Piauí, Simões, Patos do Piauí, Paulistana, Jacobina do Piauí, Queimada Nova do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Jaicós, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí, Acauã, Padre Marcos, e outros dois que manifestaram interesse em também compor a entidade, Alegrete do Piauí e Vila Nova do Piauí.
A reunião foi conduzida pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, idealizador da nova entidade. Na ocasião, os prefeitos e outros representantes dos municípios debateram sobre a criação da Associação, seus objetivos e sobre as pautas municipalistas, como a formação de um consórcio que resultará em maior economia para os respectivos municípios na aquisição de produtos ou serviços.
Ao final, foram escolhidos os nomes que irão compor a diretoria da entidade pelos próximos dois anos. A AMVI será presidida pelo prefeito Toninho, do município de Caridade, que terá como vice-presidente o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito.